Ações Previstas

planeadas

Inscrições Abertas

abertas

Ações a Decorrer

decorrer

Ações Concluídas

concluidas

Nota Introdutória

No início de um novo ano letivo, trazemos aos associados, colaboradores e parceiros do NOVA ÁGORA-CFAE algumas informações importantes quanto à atividade do Centro de Formação em 2017-2018.   1. Entramos este...
13. 11. 2017 Administrator
Read more

No início de um novo ano letivo, trazemos aos associados, colaboradores e parceiros do NOVA ÁGORA-CFAE algumas informações importantes quanto à atividade do Centro de Formação em 2017-2018.

 

1. Entramos este ano, no segundo ano letivo abrangido pelo Plano de Formação do NOVA ÁGORA-CFAE para o triénio 2016-2019. Este plano foi elaborado em articulação com os planos de formação dos agrupamentos e escolas associadas, ao longo do ano letivo de 2015-2016, visando corresponder às reais necessidades de formação dos seus docentes e não docentes.
Ao longo deste ano, a maioria das atividades formativas a desenvolver pelo CFAE são prioritariamente orientadas para a concretização das medidas relacionadas com o Plano de Ação Estratégica de cada agrupamento e escola associada, no âmbito do Programa de Promoção do Sucesso Escolar. Para o efeito, é possível dispor, o que não acontecia há já vários anos, de um financiamento do Programa Operacional Capital Humano (Tipologia 4.2 - Formação de docentes e outros agentes de educação).
Para além destas iniciativas, outras ações visam responder às restantes necessidades de formação que as escolas e os profissionais de educação vêm identificando. Quanto a estes outros projetos, eles serão concretizadas com base nos recursos disponíveis para a formação contínua nas escolas e agrupamentos associados (em particular ao nível da bolsa de formadores internos - BFI) e no centro de formação, ainda através de parcerias com entidades externas, em particular, as autarquias e as instituições de ensino superior e, por fim, também decorrentes de programas promovidos pelo Ministério da Educação.

2. O presente Plano de Formação, quanto à tipologia de formação, inclui modalidades acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (de 12 h ou mais), a ações de curta duração (entre 3 e 6 h) reconhecidas pela Comissão Pedagógica do CFAE, ao abrigo do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio, e outras iniciativas de formação não formal, todas estas dirigidas a educadores e professores; e ainda, relativamente aos profissionais não docentes das escolas, ações certificadas pela Direção-Geral de Administração Escolar (de 6 a 35 horas) ou outras iniciativas não formais aprovadas pela Comissão Pedagógica (cf. também as linhas prioritárias de atuação/objetivos a atingir no Plano de Formação do NOVA ÁGORA-CFAE que pode consultar neste link.

3. Este Plano de Formação integra o Plano de Atividades do NOVA ÁGORA-CFAE, do qual fazem parte, de acordo com o que está definido no Regulamento Interno, nomeadamente:

a) Iniciativas de cooperação das escolas e agrupamentos de escolas associados entre si e com o CFAE;
b) Intervenções que favoreçam a inovação e a autonomia das escolas e dos respetivos projetos educativos;
c) Iniciativas de articulação das escolas e agrupamentos de escolas associados com os serviços do Ministério da Educação, nos programas e atividades previstos na lei;
d) Projetos de formação ou outros, em articulação com redes de centros de formação de associação de escolas;
e) Ações com vista à atualização e aprofundamento de conhecimentos, à melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens e ao aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes e não docentes nos vários domínios da ação educativa;
f) Projetos de autoformação, de investigação e de inovação educacional;
g) Atividades de intercâmbio e divulgação de experiências pedagógicas;
h) Publicações que potenciem o impacto das atividades do CFAE, através da divulgação das suas iniciativas e das de escolas associadas, bem como dos temas e recursos ligados à formação dos profissionais de educação, em particular, a Revista Nova Ágora e os Cadernos da Formação;
i) Mostra de Teatro Escolar de Coimbra;
j) Iniciativas de interesse formativo para as escolas, seus profissionais e comunidade educativa, designadamente a partir de dispositivos de formação à distância e de informação, favorecendo o estabelecimento de redes através da utilização de plataformas eletrónicas;
k) Criação, gestão e divulgação de recursos educativos de apoio às escolas e às práticas profissionais.

4. Por fim, deixamos algumas INDICAÇÕES ÚTEIS relativamente à participação nas ações do NOVA ÁGORA – CFAE.
Segundo parecer da sua Comissão Pedagógica, o NOVA ÁGORA – CFAE não realiza atualmente ações de formação que necessitem de pagamento de inscrição pelos formandos.
Quanto aos processos de divulgação e inscrição nas ações, é importante ter em atenção que estas são divulgadas e as inscrições abertas, caso a caso. Deste modo, aconselha-se a visita frequente à página eletrónica do CFAE (em http://www.cfagora.pt), onde poderão ser consultados as datas de realização, as indicações quanto aos destinatários, bem como o prazo para inscrição e outras informações constantes do descritivo de cada Ação de Formação (no quadro “PLANO DE FORMAÇÃO: CURSOS/TURMAS A INICIAR” selecione a ação de formação que deseja consultar).
Sugere-se ainda a leitura das FAQ, no Índice da página eletrónica do Centro de Formação, onde pode também conhecer o Regulamento Interno e o Plano de Formação do Nova Ágora – CFAE para o triénio 2016-2019.

 

Aproveitamos para apresentar saudações cordiais e votos de um bom ano letivo.

 

O Diretor do Nova Ágora - CFAE,
João Paulo Janicas