Decorridas quase duas décadas do século XXI, a sociedade enfrenta novos desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, vislumbrando-se, no futuro, uma miríade de novas oportunidades para o desenvolvimento humano.

A Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), caminho educativo definido para acompanhar as alterações sociais, assenta num novo paradigma, legislado pelos Decretos-Lei 54 e 55, de 6 de julho de 2018, e implica mudanças de práticas, promotoras do desenvolvimento do currículo, numa escola inclusiva, de forma a operacionalizar o perfil de competências a desenvolver pelos alunos, para o exercício de uma cidadania ativa e informada ao longo da vida.

Neste ano letivo (2019/2020), espera-se das escolas uma organização e uma dinâmica que reflitam a apropriação da reforma em curso.

A Educação e a Formação são indissociáveis ao longo da vida. Assim, o CFAE Nova Ágora tem a missão de contribuir na construção desse paradigma, através da formação contínua, fomentando a melhoria da qualidade do ensino, em articulação com os objetivos de política educativa local e nacional.

I. Neste ano letivo (2019/2020), daremos início a um novo Plano de Formação para o próximo biénio, que pretende:

  • dar resposta às necessidades de formação identificadas e manifestadas pelas Unidades Orgânicas (UO) associadas, pelos respetivos educadores e professores e pelos profissionais não docentes das escolas;
  • articular com necessidades detetadas nos contextos educativos das diversas UO, com os respetivos projetos educativos e planos de formação;
  • realizar ações de formação contínua que respondam às necessidades do sistema, promovendo o sucesso educativo, designadamente da Autonomia e Flexibilidade Curricular, da Educação Inclusiva, da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Para o efeito, é possível dispor de um financiamento do Programa Operacional Capital Humano (Tipologia 4.2 - Formação de docentes e outros agentes de educação).

Para além destas iniciativas, espera-se que outras ações ocorram, visando responder a fragilidades e a necessidades de formação que as escolas e os profissionais de educação vêm/venham a identificar. Para tal, mobilizar-se-á a experiência e o acervo diversificado de recursos disponíveis para a formação contínua: i. nas escolas e agrupamentos associados, através dos formadores internos qualificados, fomentando o trabalho colaborativo interpares e criando redes de partilha entre as várias UO; ii. no centro de formação, através de parcerias com entidades externas (p.ex.: autarquias, instituições de ensino superior, Ministério da Educação).

II. O novo Plano de Formação, quanto à tipologia de formação, inclui modalidades acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (de 12 h ou mais), ações de curta duração (entre 3 e 6 h) reconhecidas pela Comissão Pedagógica do CFAE, ao abrigo do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio, e outras iniciativas de formação não formal, todas estas dirigidas a educadores e professores; e ainda, relativamente aos profissionais não docentes das escolas, ações certificadas pela Direção-Geral de Administração Escolar (de 6 a 35 horas) ou outras iniciativas não formais aprovadas pela Comissão Pedagógica (cf. também as linhas prioritárias de atuação/objetivos a atingir no Plano de Formação do NOVA ÁGORA-CFAE que pode consultar neste Link)

III. Por fim, deixamos algumas INDICAÇÕES ÚTEIS relativamente à participação nas ações do NOVA ÁGORA – CFAE.

Segundo parecer da sua Comissão Pedagógica, o NOVA ÁGORA – CFAE não realiza atualmente ações de formação que necessitem de pagamento de inscrição pelos formandos.

Quanto aos processos de divulgação e inscrição nas ações, é importante ter em atenção que estas são divulgadas e as inscrições abertas, caso a caso. Deste modo, aconselha-se a visita frequente à página eletrónica do CFAE (em http://www.cfagora.pt), onde poderão ser consultados as datas de realização, as indicações quanto aos destinatários, bem como o prazo para inscrição e outras informações constantes do descritivo de cada Ação de Formação, organizada do seguinte modo:

- “Ações previstas” – informações sobre ações a realizar a médio prazo, bem como o prazo de inscrição;

- “Inscrições abertas” – ações a realizar a curto prazo, com o período de inscrições a decorrer: apresenta o link para a ficha de inscrição na respetiva ação e, ainda, pode ser consultada a lista de inscritos;

- “Ações a decorrer” – ações já iniciadas, em período de realização;

- “Ações concluídas” – ações terminadas, incluindo o processo de avaliação.

Sugere-se ainda a leitura das FAQ, no Índice da página eletrónica do Centro de Formação, onde pode também conhecer o Regulamento Interno e o Plano de Formação do Nova Ágora – CFAE para o biénio 2019/2021.

Aproveitamos para apresentar saudações cordiais e votos de um bom ano letivo.

A Diretora do Nova Ágora - CFAE,

Graça Trindade