Notas Informativas
Nota Informativa 3
O Centro de Formação de Associação de Escolas Nova Ágora, na promoção da redução de papel, contribuindo para as boas práticas ambientais, disponibiliza os cerificados de frequência das ações em formato digital no Portal de Formação.
A Comissão Pedagógica, 23 de março de 2023
Nota Informativa 2
De acordo com o Artigo 39º, p.3, do Regulamento Interno do Nova Ágora-CFAE, “Os formandos que frequentem a Ação indevidamente inscritos não são certificados no final da mesma.”
A entrega da ficha de inscrição, assinada e autenticada pelos serviços administrativos dos respetivos Agrupamentos/Escola não agrupada, é obrigatória para a emissão do certificado.
A Comissão Pedagógica, 16 de junho de 2020
Nota Informativa 1
A ficha de inscrição devidamente preenchida, acompanhada do email de confirmação de inscrição remetido pelo CFAE, serve como comprovativo de inscrição, não sendo emitidas declarações para este efeito.
A Comissão Pedagógica, 1 de outubro de 2019
Formação
Título: Portaria n.º 188-G/2024/1, de 16 de agosto
Tema: Procede à primeira alteração à Portaria n.º 814/2005, de 13 de setembro, que regula o regime de acumulação de funções e atividades públicas e privadas dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.
Título: Portaria n.º 325/2023 de 30 de outubro
Tema: Adota o Regulamento Específico da Área Temática Demografia, Qualificações e Inclusão para o período de programação 2021-2027
Título: Decreto-Lei n.º 99/2023, de 23 de outubro
Tema: Altera o regime jurídico aplicável à Escola Portuguesa de Luanda e as regras de mandato do diretor do Centro
de Formação de Associação de Escolas
Título: Carta Circular CCPFC - 1/2023 - Áreas e Domínios de Formação Contínua
Tema: Alteração do regulamento de acreditação de formador e respetivas áreas e domínios de qualificação
Título: Despacho n.º 4840/2023
Tema: Procede à terceira alteração do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro
Título: Carta Circular CCPFC - 1/2022 julho de 2022
Tema: Fim da excecionalidade da formação acreditada em “regime presencial” poder ser realizada em “regime a distância”
Título: Carta Circular CCPFC - 5/2021, novembro de 2021
Tema: Prorrogação, até 31 de julho de 2022, do prazo estabelecido na carta circular CCPFC - 1/2020, de março de 2020, "COVID-19 - possibilidade de formação "em regime presencial" passar para "regime a distância"
Título: Decreto-Lei n.º 104/2021Decreto-Lei n.º 104/2021 de 27 de novembro
Tema: Altera as medidas no âmbito da pandemia da doença COVID -19
Título: Carta Circular CCPFC - 4/2021, outubro de 2021
Tema: Fim da excecionalidade da formação acreditada em "regime presencial" poder ser realizada em "regime a distância'.
Título: Carta Circular CCPFC - 2/2021, maio de 2021
Tema: Prorrogação, até 31 de dezembro de 2021, do prazo estabelecido na carta circular CCPFC - 1|2020, de março de 2020, "COVID-19 - possibilidade de formação "em regime presencial" passar para "regime a distâncio".
Título: Carta Circular CCPFC - 1/2021, maio de 2021
Tema: Acreditação de Formadores em B107, Educação Especial, e em C112, Sensibilização à Educação Especial.
Título: Despacho n.º 2053/2021
Tema: Procede à segunda alteração do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro
Título: Carta Circular CCPFC - 4/2020, outubro de 2020
Tema: Prorrogação, até 31 de julho de 2021, do prazo estabelecido na carta circular CCPFC - 01/2020, de março de 2020, "COVID-19 - possibilidade de formação "em regime presencial" passar para "regime a distância"
Título: Resolução do Conselho de Ministros n.º 70-A/2020, 11 de setembro de 2020
Tema: Declara a situação de contingência, no âmbito da pandemia da doença COVID-19
Título: Carta Circular CCPFC - 3/2020, junho de 2020
Tema: Prorrogação do Prazo estabelecido na carta circular CCPFC - 01/2020 de março de 2020, "COVID-19 - possibilidade de formação "em regime presencial" passar para "regime a distância".
Título: Decreto-Lei n.º 20-H/2020 de 14 de maio
Tema: Estabelece medidas excecionais de organização e funcionamento das atividades educativas e formativas, no âmbito da pandemia da doença COVID-19
Título: Circular B200280146 de 14 de abril de 2020 - DGAE
Tema: Formação contínua, avaliação do desempenho docente e observação de aulas
Título: Carta Circular CCPFC 2/2020 (março de 2020)
Tema: COVID-19 - Prorrogação do prazo de validade da acreditação da formação
Título: Carta Circular CCPFC 1/2020 (Despacho nº 2836-A/2020)
Tema: Considerando os termos do despacho nº 2836-A/2020, relativo à evolução da propagação da COVID-19, e tendo em vista diminuir o seu risco de transmissão, o CCPFC procedeu à publicação da Carta Circular CCPFC 1/2020.
Título: Carta Circular CCPFC 5.2019
Tema: Critérios a adotar na acreditação de ações de formação relacionadas com o DL 54/2018 de modo a relevar para a dimensão científica e pedagógica
Título: Carta Circular CCPFC 4.2019
Tema: Critérios a adotar na acreditação de ações referentes à componente de Cidadania e Desenvolvimento (CD) que possam relevar para a dimensão científica e pedagógica e prazos de reapreciação das ações relacionadas com o Despacho 779/2019
Título: Carta Circular CCPFC 3.2019 - Regulamentação do despacho 779/2019
Tema: Critérios para a acreditação de ações que relevem para a dimensão científica e pedagógica da formação de docentes
Título: Carta Circular CCPFC 1.2019
Tema: Define critérios para acreditar a relevância científica e pedagógica das ações submetidas ao CCPFC
Título: Despacho n.º 779/2019
Tema: Define as prioridades de formação contínua dos docentes, bem como a formação realizada desde o início do presente ano letivo e acreditada pelo CCPFC, que se considera abrangida na dimensão científica e pedagógica.
Título: Despacho n.º 6851-A/2019
Tema: Procede à alteração do Despacho n.o 779/2019, publicado no Diário da República, 2.a série, n.o 13, de 18 de janeiro de 2019.
Título: Decreto-Lei n.º 127/2015, de 7 de julho
Tema: Aprova as regras a que obedece a constituição e o funcionamento dos Centros de Formação de Associação de Escolas
Título: Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio
Tema: Reconhecimento e certificação das ações de formação de curta duração.
Título: Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio
Tema: Estabelece o processo de avaliação, certificação e reconhecimento da formação acreditada
Título: Despacho DGAE
Tema: Contrapartida e avaliação a atribuir aos formadores sem contrapartida pecuniária
Título: Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro
Tema: Estabelece o regime jurídico da formação contínua de professores e define o respetivo sistema de coordenação, administração e apoio.
Título: Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho
Tema: Procede à 2.ª alteração ao Decreto -Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, alterado pelo Decreto -Lei n.º 224/2009, de 11 de setembro, que aprova o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré -escolar e dos ensinos básico e secundário.
Título: Despacho Interno do SEAE, de 16.11.2010
Tema: Adequação do nº 3 do artº 14º do RJFCP, os professores bibliotecários e docentes das equipas das bibliotecas escolares.
Título: Portaria n.º 345/08, de 30 de abril
Tema: Dispensas para formação.
ADD
Título: PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS - Decreto-Lei n.º 75/2023 de 29 de agosto
Tema: Define uma medida especial de aceleração do desenvolvimento das carreiras dos trabalhadores com vínculo de emprego público.
Título: 3ª Nota Informativa - Recuperação de 2 anos, 9 meses e 18 dias
Tema: Em 2019 e em 2020, a recuperação do tempo de serviço (RTS) contemplada nos Decretos-Leis n.o 36/2019, de 15 de março, e n.o 65/2019, de 20 de maio, justificou a adoção de medidas que permitiram o cumprimento dos restantes requisitos previstos no artigo 37.o do Estatuto da Carreira Docente, na sua redação atual.
Título: Despacho n.º 4272-A/2021, de 27 de abril
Tema: Adequação dos prazos do ciclo avaliativo previsto no Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro, e no Despacho n.º 12567/2012, de 26 de setembro, bem como os procedimentos de natureza excecional inerentes à formação contínua dos educadores de infância e dos docentes dos ensinos básico e secundário, relativos aos anos escolares de 2019-2020 e 2020-2021.
Título: 2.ª Nota Informativa (DGAE), 10 de agosto de 2020
Tema: Recuperação de 2 anos, 9 meses e 18 dias
Título: Nota Informativa (DGAE), 15 de junho de 2020
Tema: Avaliação do Desempenho Docente e Formação Contínua de Docentes
Título: Orientações para procedimentos de avaliação externa do desempenho docente (DGAE), abril de 2020
Tema: Orientações para procedimentos de avaliação externa do desempenho docente, (Etapas e Procedimentos)
Título: Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril
Tema: Estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença COVID-19.
Título (NOVO): Nota Informativa DGAE, de 7 de julho de 2019
Tema: Recuperação de 2 anos, 9 meses e 18 dias
Título: Despacho n.º 9488/2015, de 20 de agosto
Tema: Estabelece as condições e procedimentos relativos ao período probatório dos docentes
Título: Portaria n.º 15/2013, de 15 de janeiro
Tema: Estabelece o regime de avaliação do desempenho dos docentes em exercício de funções docentes noutros ministérios, em regime de mobilidade a tempo parcial…
Título: Despacho n.º 13981/2012, de 26 de outubro
Tema: Estabelece os parâmetros nacionais para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica a realizar no âmbito da avaliação do desempenho docente, previstos no n.º 2 do artigo 6.º do Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro.
Título: Despacho normativo n.º 24/2012, de 26 de outubro
Tema: Regulamenta o processo de constituição e funcionamento da bolsa de avaliadores externos, com vista à avaliação externa da dimensão científica e pedagógica prevista no Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro.
Título: Despacho n.º 12635/2012, de 27 de setembro
Tema: Define a correspondência entre a classificação final quantitativa da avaliação do desempenho a atribuir aos docentes em regime de mobilidade, nos termos do SIADAP, e o sistema de ADD.
Título: Despacho n.º 12567/2012, de 26 de setembro
Tema: Estabelece os universos e os critérios para a determinação dos percentis relativos à atribuição das menções qualitativas de Excelente e de Muito Bom aos docentes.
Título: Portaria n.º 266/2012, de 30 de Agosto
Tema: Estabelece as regras a que obedece a avaliação do desempenho docente dos diretores de agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, dos diretores dos centros de formação de associações de escolas…
Título: Despacho normativo n.º 19/2012, de 17 de agosto
Tema: Estabelece os critérios e procedimentos para aplicação do suprimento de avaliação através da ponderação curricular
Título: Decreto-Lei n.º 41/2012, de 21 de fevereiro
Tema: Procede à 11.ª alteração do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de Abril.
Título: Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro
Tema: Regulamenta o sistema de avaliação do desempenho do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário e revoga o Decreto Regulamentar n.º 2/2010, de 23 de Junho.
AFC
Título: Portaria n.º 65/2022, de 1 de fevereiro
Tema: Procede à primeira alteração à Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto, que regulamenta as ofertas educativas do ensino básico previstas no n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, na sua redação atual, introduzindo o curso básico de teatro para os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
Título: Portaria n.º 306/2021, de 17 de dezembro
Tema: Procede à primeira alteração à Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, que define os termos e as condições em que as escolas, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, podem implementar uma gestão superior a 25 % das matrizes curriculares-base das ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário, com vista ao desenvolvimento de planos de inovação.
Título: Portaria n.º 194/2021, de 17 de setembro
Tema: Define os modelos de diplomas e de certificados em formato eletrónico das ofertas educativas e formativas do ensino básico e secundário.
Título: Despacho n.º 6605-A/2021, de 6 de julho
Tema: Procede à definição dos referenciais curriculares das várias dimensões do desenvolvimento curricular, incluindo a avaliação externa.
Título: Despacho n.º 7415/2020, de 17 de julho
Tema: Homologa as Aprendizagens Essenciais das disciplinas da componente de formação científica dos cursos artísticos especializados do ensino secundário e de Formação Musical das áreas de Música e de Dança dos cursos artísticos especializados do ensino básico
Título: Despacho n.º 7414/2020, de 17 de julho
Tema: Homologa as aprendizagens essenciais das disciplinas das componentes de formação sociocultural e científica dos cursos profissionais.
Título: Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho
Tema: Define os termos e as condições em que as escolas, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, podem implementar uma gestão superior a 25% das matrizes curriculares-base das ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário, com vista ao desenvolvimento de planos de inovação, regulamentando o n.º 3 do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.
Título: Despacho n.º 9726/2018, de 17 de outubro
Tema: Estabelece o acompanhamento, a monitorização e a avaliação da implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, a realizar junto das escolas, designando as equipas de acompanhamento, fixando a sua composição e funcionamento.
Título: Despacho n.º 8476-A/2018, de 31 de agosto
Tema: Homologa as Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário (Cursos Científico-Humanísticos), das componentes de formação constantes do anexo VI do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.
Título: Portaria n.º 235-A/2018, de 23 de agosto
Tema: A Portaria n.º 235-A/2018, de 23 de agosto, procede à regulamentação dos cursos profissionais de nível secundário de dupla certificação, escolar e profissional, a que se referem a alínea a) do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 14/2017, de 26 de janeiro, que regula o Sistema Nacional de Qualificações, e a alínea b) do n.º 4 do artigo 7.º do Decreto –Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, tomando como referência a matriz curricular -base constante do anexo VIII deste último decreto-lei. Define ainda as regras e procedimentos da conceção e operacionalização do currículo dos cursos previstos no número anterior, bem como da avaliação e certificação das aprendizagens, tendo em vista o perfil profissional associado à respetiva qualificação do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), conferente do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e correspondente nível do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ), bem como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Título: Portaria n.º 232-A/2018, de 20 de agosto
Tema: A Portaria n.º 232-A/2018, de 20 de agosto, procede à regulamentação dos cursos artísticos especializados de nível secundário a que se refere a alínea c) do n.º 4 do artigo 7.º do Decreto –Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, designadamente, dos cursos de Design de Comunicação, de Design de Produto e de Produção Artística, na área das Artes Visuais, e do curso de Comunicação Audiovisual, na área dos Audiovisuais, tomando por referência a matriz curricular -base constante do anexo VII do mesmo decreto-lei. Define ainda as regras e procedimentos da conceção e operacionalização do currículo dos cursos previstos no número anterior, bem como da avaliação e certificação das aprendizagens, tendo em vista o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Título: Portaria n.º 229-A/2018, de 14 de agosto
Tema: A Portaria n.º 229-A/2018, de 14 de agosto, procede à regulamentação dos cursos artísticos especializados de nível secundário, a que se refere a alínea c) do n.º 4 do artigo 7.º do Decreto -Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, designadamente dos cursos de Dança, de Música, de Canto e de Canto Gregoriano, tomando por referência a matriz curricular -base constante do anexo VII do mesmo decreto-lei. Define ainda as regras e procedimentos da conceção e operacionalização do currículo dos cursos previstos no número anterior, bem como da avaliação e certificação das aprendizagens, tendo em vista o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Título: Portaria n.º 226-A/2018 de 7 de agosto
Tema: A Portaria n.º 226-A/2018, de 7 de agosto, procede à regulamentação dos cursos científico-humanísticos, a que se refere a alínea a) do n.º 4 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, designadamente dos cursos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e de Artes Visuais, tomando como referência a matriz curricular-base constante do anexo VI do mesmo decreto-lei. Define ainda as regras e procedimentos da conceção e operacionalização do currículo dos cursos previstos no número anterior, bem como da avaliação e certificação das aprendizagens, tendo em vista o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Título: Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto
Tema: A Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto, procede à regulamentação das ofertas educativas do ensino básico, previstas no n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, designadamente o ensino básico geral e os cursos artísticos especializados, definindo as regras e procedimentos da conceção e operacionalização do currículo dessas ofertas, bem como da avaliação e certificação das aprendizagens, tendo em vista o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Tomando como referência as matrizes curriculares-base dos cursos artísticos especializados constantes dos anexos IV e V do mesmo decreto-lei, estabelece ainda o regime destes cursos, designadamente nas áreas da dança, música e canto gregoriano, bem como as suas regras específicas de frequência e de matrícula.
Título: Despacho n.º 6944-A/2018, de 19 de julho
Tema: Homologa as Aprendizagens Essenciais (AE) referentes ao Ensino Básico.
Título: Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho
Tema: Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, de modo a garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Título: Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho
Tema: Estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.
Título: Despacho n.º 6478/2017 de 26 de julho
Tema: Homologa o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
PTD
Título: Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, 21 de abril de 2020
Tema: Aprova o Plano de Ação para a Transição Digital
CENTRO DE FORMAÇÃO | DIRETOR | DISTRITO | ||
CFAE dos Conc. de Aveiro e Albergaria-a-Velha | Manuel Sousa | Aveiro | ||
CF Intermunicipal Adolfo Portela | Lara Macedo | Aveiro | ||
CF Intermunicipal de Estarreja Murtosa e Ovar (CFIEMO) | Catarina Rodrigues | Aveiro | ||
CFAE dos Conc. ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro (CFAECIVOB) | Hermínia dos Santos Paiva Loureiro Viegas | Aveiro | ||
CFAE "AltoTejo" | Paulo Candeias | C. Branco | ||
CFAE da Beira Interior | Renato Alves | C. Branco | ||
CFAE Minerva | Hilda Gonçalves | Coimbra | ||
Nova Ágora - CFAE | Alberto Barreira | Coimbra | ||
CFAE da Beira Mar | Teotónio Paulo de Jesus Cavaco | Coimbra | ||
CFAE Coimbra Interior | Ana Paula Charruadas | Coimbra | ||
CFAE Guarda-1 | Rui dos Anjos Domingues Velho | Guarda | ||
CFAE Guardaraia | António Agostinho Monteiro | Guarda | ||
Centro de Formação de LeiriMar | Olga Morouço | Leiria | ||
CFAE do Mar ao Zêzere - CenForMaZ | José Forte Afonso | Leiria | ||
CFAE "Rede de Cooperação e Aprendizagem" | António Carvalho Rodrigues | Leiria | ||
VISprof - CFAE de Viseu | Fernando Bexiga | Viseu | ||
CFAE Castro Daire/Lafões | José Maria Ferreira Mendes Martins | Viseu | ||
CFAE do Planalto Beirão | Rosa Maria Pereira de Carvalho | Viseu | ||
CF EduFor | Isabel Silva Serra | Viseu |